Candidatos de Fortaleza lideram em gastos com anúncios no Facebook

Candidatos de Fortaleza lideram em gastos com anúncios no Facebook

Manoel Fernandes
Diretor BITES

Três candidatos a prefeito de Fortaleza – José Sarto Nogueira (PDT), Capitão Wagner (Pros) e Célio Studart (PV) – ocupam hoje as primeiras posições no Brasil nos gastos no Facebook com anúncios políticos veiculados nos últimos 30 dias.

Juntos, eles investiram R$ 409 mil até agora (3,2% do que já foi gasto nessa área no Facebook desde 20 de agosto).

Nesse campo, a liderança com R$ 238 mil pertence a Sarto, hoje o terceiro colocado na disputa pela prefeitura da capital do Ceará com 16% das intenções de voto. Wagner e Studart destinaram, respectivamente, R$ 111 mil e R$ 60 mil.

Aliado do presidente Jair Bolsonaro, o capitão lidera a corrida pela prefeitura com 28% e Studart está com 4% na pesquisa divulgada hoje pela manhã pelo IBOPE em parceria com o jornal O POVO.

Sarto fez 387 anúncios nos últimos 30 dias e, hoje pela manhã, 27 ainda estavam sendo exibidos, mas nenhum trazia os apoios dos seus padrinhos diretos.

Além desse alinhamento, o pedetista, atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, tem o apoio público do governador Camilo Santana, que mesmo do PT, está distante da candidatura da deputada Luizianne Lins, que disputa pela legenda petista.

O senador Tasso Jereissati (PSDB) também faz parte da aliança em torno de Sarto, que também tem o apoio do atual prefeito Roberto Claudio.

*No acompanhamento diário do Sistema Analítico BITES, considerando as variáveis de propagação dos conteúdos desses agentes políticos digitais junto aos seus seguidores (tração BITES), e o volume de novos aliados na Internet, Sarto não está, por enquanto, alcançando bons resultados.

Fortaleza tem 1,8 milhão de eleitores e 1,5 milhão têm acesso à Internet.

Nos últimos 30 dias, Studart concentrou 32% da tração em empate com o Capitão Wagner. A terceira posição está com Luizianne Lins (14%), que já foi prefeita de Fortaleza. A parlamentar está com 23% das intenções de voto e 14% da Tração BITES.

Sarto alcançou 8% da Tração, o que coloca numa forte dependência de mecanismos tradicionais da política, como horário eleitoral, que já não se mostra tão efetivo quanto em eleições passadas.

Em volume de seguidores, quem mais conquistou aliados nos últimos 30 dias foi Luzianne: 33.387. Sarto ganhou 5.866 e hoje tem 49 mil contra 831 mil de Studart, 542 do Capitão Wagner e 205 mil de Luizianne.

Para conquistar cada novo seguidor no Facebook, Sarto gastou R$ 41 contra R$ 0,5 centavos da candidata do PT, que investiu R$ 16 mil até hoje.

BITES acompanha as eleições em 80 cidades, incluindo todas as capitais. Identificamos diariamente os movimentos na opinião pública que irão impactar a dinâmica da disputa até o dia da votação. Assine o serviço “Eleições sem Comício” em atendimento@bites.com.br e saiba antes o que acontece nessas cidades.