Relatório BITES Riscos Digitais 2019

Relatório BITES Riscos Digitais 2019

Anualmente, a BITES identifica os principais riscos digitais que vão afetar o mercado, a economia e a política. Nosso relatório auxilia a antever os fenômenos contribui para a qualidade das suas decisões estratégicas.
Descobertas-chave:

• Construção de realidades alternativas
Em 2019, mentiras de médio porte darão suporte à construção de “realidades alternativas”. E estas, por sua vez, poderão tornar-se a base de políticas públicas. Ou seja: muitas das medidas que impactarão a sociedade não terão base em fatos.

• A tentação da inteligência artificial
Em 2019, a falta de conhecimento teórico sobre o funcionamento da Inteligência Artificial afetará não só grandes corporações, mas também países e a vida de cada um de nós.

• Facebookização do Instagram
Marcas que continuam considerando o Instagram uma rede social de nicho enfrentarão crises nos ambientes digitais.

• Oportunismo na publicidade
Veremos este ano casos de marcas que se apropriarão de modo ilegítimo de pautas identitárias enquanto uma onda conservadora varre o mundo.

• O gargalo da banda larga
Enquanto muitos países caminham para o 5G, 14% da população brasileira está em áreas sem infraestrutura de banda larga. A transformação digital será muito mais lenta do que se espera.

• O limbo da proteção de dados
O Brasil já apresentou uma lei de proteção de dados pessoais – caminhando na mesma direção dos países desenvolvidos, que têm fechado o cerco contra gigantes da internet. 2019 será o ano para que as empresas se adaptem a uma realidade que ainda não conhecem.

• Governo via Twitter
Jair Bolsonaro venceu as eleições nas mídias sociais e mostrou que também governará por meio das redes. A estratégia produz instabilidade e altera completamente o processo decisório de atos administrativos e políticas públicas. O Congresso vai na mesma direção e Brasília passa a ter uma nova cartografia do poder.

Leia o relatório completo: http://bit.ly/BITESRISCOSDIGITAIS

Fechar Menu